Diversidade na comunicação é caminho sem volta

Em maio, participei do curso Gestão de Diversidade e Inclusão oferecido pela Cásper Líbero e ministrado por Bruno Carramenha e Lia Calder, durante aproximadamente 18 horas de muito conteúdo, falamos um pouco sobre a imagem que ilustra esse artigo e que há poucos anos era improvável a sua montagem por falta de material.

A imagem nos mostra a diversidade do mercado corporativo nas principais capas de revistas de negócios do país. E a questão que nos permeia é: a sociedade está influenciando as empresas ou as organizações estão influenciando a sociedade? Arrisco dizer que é uma via de mão dupla, onde empresas vivem as mudanças que estão acontecendo na sociedade e a sociedade espelha o novo posicionamento das organizações. Diante disso, a comunicação fecha o ciclo comunicando o novo momento e alimentando a representatividade que os grupos que foram minorizados sempre buscaram.

Capas e matérias mais diversas, narrando jornadas corporativas protagonizadas por mulheres, pessoas negras, pessoas com deficiência e LGBTQIA+ começaram a estampar com protagonismo os veículos de comunicação apenas em 2018.

De acordo com dados, apresentados no curso Gestão de Diversidade e Inclusão, a revista Exame trouxe ente os anos de 2000 e 2005 capas com 96% de homens brancos, 15% de mulheres brancas, 5% de homens negros e 0% de mulheres negras e pessoas com deficiência. Já entre 2019 e 2020 os números trouxeram 69% de homens brancos, 46% de mulheres brancas, 15% de homens negros, 23% de mulheres negras e 7% de pessoas com deficiência, o que nos mostra um norte apontando para mais diversidade.

A diversidade na comunicação ainda abre passagem a passos estreitos, mas aponta uma trajetória sem volta quando observamos os novos caminhos da sociedade e a expansão de consciência das organizações a respeito do tema diversidade e Inclusão. Uma comunicação cada vez mais diversa com o uso de linguagem inclusiva será o futuro da comunicação corporativa que conhecemos. A comunicação interna e externa das marcas passa e continuará passando por uma mudança conceitual para que o diálogo com stakeholders seja efetivo e contemporâneo.

Nós da BlackID Comunicação entendemos a importância de todas as capas de revistas que ilustram esse artigo para a construção de uma sociedade com real senso de equidade e pronta para gerar o crescimento sócio econômico que só a diversidade é capaz de fomentar. Te convidamos a nos acompanhar nessa jornada. Vem.

*Imagem extraída do material do curso Gestão de Diversidade e Inclusão – Cursos Livres Cásper Líbero)


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Renata Camargo
Jornalista graduada pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, possui 25 anos de experiência em comunicação corporativa. Consultora em comunicação inclusiva, pesquisadora e entusiasta do cenário brasileiro de Diversidade & Inclusão com ênfase no papel das empresas e marcas na transformação da sociedade.

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