Programas de Desenvolvimento: Inteligência Emocional Preta

Há alguns dias lendo um artigo da Kamila Camilo para o UOL, sobre Diversidade e Pluralidade onde ela refletia a respeito das organizações, que embora estejam fazendo processos seletivos para pessoas negras, com deficiência, mulheres, LGBTQUIA+, jovens e 60+, não o fazem com mudanças estruturais. O que torna tudo bacana apenas para a imagem, a reputação e nada mais.

Aí eu pergunto: quantas destas organizações estão mudando suas estruturas para acolherem essas pessoas em suas particularidades? A resposta é a minoria, muitas ainda não entenderam a profundidade da transformação necessária para respeitar a pluralidade. Entretanto, há movimentos acontecendo de forma paralela as grandes empresas para que o desenvolvimento destas pessoas aconteça antes mesmo delas chegarem às empresas. Há programas de desenvolvimento para que elas entendam a potência das suas particularidades e possam levar isso para dentro das corporações com inteligência emocional, segurança e respeito.

Em especial, quero compartilhar, uma destas ações da qual participei como mentora: o curso Inteligência Emocional Preta. Idealizado pelo coach Marcio Cipriano, fundador da BlackCoach Brasil, o curso aconteceu nos dias 23 e 24/07 e foi voltado especialmente para o despertar de consciência de pessoas pretas que estão construindo suas trajetórias profissionais, inclusive dentro de grandes empresas.

A ideia do coach Cipriano, que foi uma atleta profissional campeão de basquete, é pautada em uma metodologia afro referenciada que prepara emocionalmente pessoas pretas para que elas consigam entrar nas empresas mais empoderadas, cientes das suas histórias ancestrais, das suas qualidades e habilidades e , claro, com a inteligência emocional equilibrada para as vivências e desafios do dia-a-dia.

O curso contou com a participação de 11 profissionais negros, de áreas diversas, que compartilharam seus conhecimentos e vivências para auxiliar no preparo de quem está iniciando seu caminho profissional e quem já está no caminho querendo crescer e ocupar espaços de liderança.

Programas de desenvolvimento como esse em conjunto com os oferecidos pelas empresas são caminhos responsáveis para que pessoas negras se sintam fortalecidas e preparadas para a inclusão que está sendo desenvolvida em vários setores. Quanto mais a pessoa preta se conhece, quanto mais ela conhece sua ancestralidade, suas qualidades, mais essa pessoa está apta para desenvolver seu potencial dentro das empresas.

A jornada da inclusão de pessoas negras é desafiadora, mas se realizada de maneira consciente e compromissada por todos os envolvidos no processo trará ganhos imensuráveis à sociedade e as organizações. A pluralidade é a chave para inovar, criar e construir um futuro econômico mais sólido para o Brasil. Acredite.

* Para saber mais sobre o BlackCoach Brasil acesse www.blackcoach.com.br

About The Author

Avatar
Renata Camargo
Jornalista graduada pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, possui 25 anos de experiência em comunicação corporativa. Consultora em comunicação inclusiva, pesquisadora e entusiasta do cenário brasileiro de Diversidade & Inclusão com ênfase no papel das empresas e marcas na transformação da sociedade.

No Comments

Leave a Reply

0-linkedin
0-insta
0-facebook

CONTATO


Vamos construir juntos uma comunicação mais diversa e inclusiva?